quinta-feira, 19 de agosto de 2010

CHICO XAVIER (Lançado em DVD e Blu-ray)


O Brasil é o maior país católico do mundo, mas apesar disso, sempre demonstrou ter um povo de várias crenças e adepto a acreditar e absorver um pouco de cada uma delas. E o espiritismo sempre ocupou um lugar de destaque, o que foi provado pelo sucesso de várias novelas que tratavam do tema, como “A Viagem” (1973 – 1994), “Sétimo sentido” (1982) e a atual novela das 6 da Rede Globo “Escrito nas estrelas” e a mini-série “A cura” com Selton Mello.

O cinema também retratou muito bem o espiritismo. Ghost – Do outro lado da vida teve uma de suas maiores bilheterias no Brasil; Joelma – 23º andar tinha participação do próprio Chico Xavier, o sucesso inesperado do filme de baixo orçamento “Bezerra de Menezes – O diário de um espírito” e agora “Chico Xavier” que é a biografia do famoso médium e levou aos cinemas mais de 3 milhões de pessoas, sucesso que deve ser repetido com seu lançamento em DVD e posteriormente com sua exibição na TV.

O filme começa quando Chico Xavier se prepara para participar do programa “Pinga-fogo” (TV Tupi – 1971) e nos seus depoimentos relembra toda a sua trajetória desde a infância, quando perdeu cedo a mãe (Letícia Sabatella) que o ajudou mesmo depois de desencarnada; o sofrimento com a madrinha cruel (Giulia Gam); o acolhimento com a madrasta (Giovanna Antonelli); a relação com o pai (Luis Melo); a amizade com o padre (Pedro Paulo Rangel); o início de sua vida espiritual como médium e o desprendimento das coisas materiais, pois apesar de ter psicografado 412 livros, nunca recebeu direitos autorais. O dinheiro ia para instituições beneficentes. Intercalado às suas lembranças há a história do diretor do programa Pinga-fogo (Tony Ramos) e de sua esposa (Christiane Torloni) que sofrem com a perda recente do filho.

Chico é interpretado por três atores, todos muito bem: Matheus Costa (na infância), Ângelo Antonio (na fase adulta) e Nelson Xavier (na velhice) que parece ter encarnado a figura do medium.

O filme traz uma paz imensa a quem o assiste, independente de sua religião e de acreditar ou não na mediunidade e no que Chico Xavier fazia, mas a história é contada de uma forma tão sincera que é impossível não parar para refletir e mesmo sem acreditar totalmente, também não se chega a duvidar da veracidade da história.

É produzido pela Globo Filmes e conta com um elenco “all star”, muitos em papéis pequenos. Além dos já citados, há ainda Carla Daniel (filha do diretor Daniel Filho), Cássio Gabus Mendes (exagerado como sempre), Nildo Parente, Paulo Vespúcio (que é goiano), Paulo Goulart, Cássia Kiss, Cynthia Falabella, Rosi Campos e Ana Rosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário