quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

FILMES SOBRE O VENTO

E o vento levou



Enquanto ventava, comecei a me lembrar dos filmes que tem papel importante no enredo, como se fosse um personagem.

Como não pensar primeiramente no clássico ...E o vento levou (1939) sobre as desilusões de Scarlet O'Hara (Vivien Leigh) durante a guerra civil americana.


O vento será tua herança (1960) de Stanley Kramer: Numa cidade marcada pela forte presença da igreja católica, professor é preso por ensinar a teoria de Darwin. O caso vai para o tribunal.


O Menino e o vento (1967): Um engenheiro carioca (Ênio Gonçalves) retorna à sua cidade onde será julgado pelo desaparecimento de um menino (Luiz Fernando Ianelli). O engenheiro teria uma estranha amizade com esse menino que tem poder sobre o vento. Clássico brazuka dirigido por Carlos Hugo Christensen.


Ventos da liberdade (2006): Os trabalhadores do interior da Irlanda reúnem-se para enfrentar os esquadrões britânicos que chegam para sufocar o movimento pela independência.


Nausicaa do vale dos ventos (1984): Mil anos após os 07 dias do fogo, um evento que destruiu a civilização humana e a maior parte do ecossistema da Terra, a humanidade se esforça para viver nesse mundo em ruínas.


Vento (2009): Curta metragem que conta a história de uma cidade que sofre quando o vento desaparece devido à poluição.


O morro dos ventos uivantes: No final do século XVIII em uma comunidade rural da Inglaterra, surge com o tempo uma paixão entre Catherine e o cigano Heatcliff, seu irmão adotivo. Criados juntos, eles são separados. O morro dos ventos uivantes é o local onde vivem. Já foram feitas inúmeras versões para o cinema (1939, 1967, 1970, 1992, 1998, 2009 e 2011).


Sudoeste (2012): bastante premiado em festivais nacionais e internacionais. Em apenas um dia, uma mulher (Simone Spoladore) passa da morte ao nascimento e depois à velhice novamente. Sudoeste é de onde vem o vento.


Vento e areia (1928): conta a história de uma mulher chamada Letty (Lilian Gish)  que vive no leste da Virgínia e se muda para o Oeste do Texas, para viver na fazenda de seu primo. No caminho ela é sempre incomodada pelo vento que sopra sem parar. Esse me foi lembrado pela Lê do blog Crítica retrô, que comentou sobre ele no ano passado.


8 comentários:

  1. Bem lembrado os ventos no cinema, mas creio que o amigo "comeu" o título referente ao filme nacional com Enio Gonçalves e dirigido por Carlos Hugo Christensen, pois não foi mencionado em seu texto.

    Um forte abraço e um bom ano para todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por me lembrar, Paulo. O nome do filme é O menino e o vento. Já corrigi na postagem. Abraços.

      Excluir
  2. O VENTO SERÁ TUA HERANÇA é um dos melhores filmes de tribunal no cinema.

    ResponderExcluir
  3. Essa foi boa em lembrar titulos com a palavra vento, imagine então com a palavra Vingança, não irá acabar nunca a lista.

    ResponderExcluir
  4. Vi O morro dos ventos uivantes, de 1992, ainda este fim de semana, e fiquei com muita vontade de conferir as outras versões.
    Há também o filme "Vento e Areia", de 1928, sobre o qual eu escrevi em agosto e que também foi assunto da Rubi agora no blog All Classics.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Ameiii! E olha que eu só me lembrava de alguns! Excelente post Gilberto!

    ResponderExcluir
  6. Ótima ideia.

    Este "Sudoeste" passou no Canal Brasil mas não consegui assistir. Me pareceu um filme no mínimo diferente.

    Abraço

    ResponderExcluir